8 de maio: Dia do turismo

Dicas de passeio em Ponta Grossa

Para comemorar o dia do turismo, nossa equipe separou alguns passeios para você aproveitar o domingo para relaxar em família e conhecer alguns pontos turísticos aqui da nossa cidade, prepare o GPS e vamos lá!

Buraco do Padre: É uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil, mas pessoas com mobilidade limitada podem ter dificuldade em subir nas pedras.

​Horário de Visitação: quinta-feira à domingo e feriados das 9h às 17h.

Saída obrigatória de visitantes: até 19h.

Telefone: (42) 3089-4993.

E-mail: buracodopadre@aguiaflorestal.com.br

Para visitas guiadas: entre em contato previamente com o Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa:

Telefone: (42) 8417.2323/9943.0582/8426.4469

E-mail: agendamentongtur@gmail.com 

Cachoeira da Mariquinha: é uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade. No percurso de acesso, a trilha é ladeada por formações de arenito e capões de mata nativa. Aos pés da sua cascata de 30 metros de altura, forma-se um balneário de rara beleza. Um espaço para aqueles que buscam um contato harmonioso com a natureza, sendo um local ideal para acampamentos e caminhadas nas trilhas pela mata nativa da região. Distância do centro: aproximadamente 30 quilômetros.

Horário de Funcionamento: De terça a domingo e aos feriados, das 09h às 19h. 

Instagram: @cachoeiradamariquinha

E-mail: contato@cachoeiradamariquinha.com.br

Odair 42-98834-7490

Whats app para reserva dos Chalés 42-98865-6179

É proibida a entrada de animais.

Canyon do Rio São Jorge: Considerada uma Unidade de Conservação Municipal, possui grande beleza, com diversas quedas d’água que se deslizam pelas rochas formando-se cachoeiras, e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal, com cerca de 30m de altura. O local possui também áreas de camping e paredões propícios à prática de rappel, para tal prática deve-se procurar por uma empresa especializada.

Telefone: (42) 3226-3731/ 9961.9894 (seu Lourenço)/ 99341911(André- filho seu Lourenço)

Horário: das 8h às 20h

Furnas Gêmeas: São orifícios crateriformes, “poços de desabamento” formados pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Possuem grande importância ecológica, já que conduzem água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresentam microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

Existem diversas Furnas em nossa região, sendo que a grande maioria delas encontra-se dentro da chamada Depressão de Vila Velha, na qual o nosso Povoado Passo do Pupo está inserido. No Passo do Pupo, observam-se diversas feições de abatimento, sendo que as principais são as Furnas Gêmeas e a Furna Grande, que são furnas “secas”, que ainda não atingiram o lençol freático.

A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora, diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns indivíduos terrestres, como o cachorro-vinagre, gato-do-mato, sussuarana, veado campeiro, veado catingueiro, tatu, irara, lobo-guará, etc. São locais interessantes para observação de aves, contemplação da paisagem e seu belo pôr do sol, geodiversidade e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de campos rupestres, como o cactus-bolinha, rainha do abismo, petúnia, bromélias e orquídeas.

Telefone: +55 42 99930-5500

​E-mail: contato@refugiodascurucacas.com.br

​Site: https://refugiodascurucacas.com.br/furnas-do-passo-do-pupo

Parque de Vila Velha: Criado em 1953, o Parque Vila Velha é o primeiro Parque Estadual do Paraná, com mais de 38 km² de biodiversidade protegida. Foi criado para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os arenitos, furnas e a Lagoa Dourada.

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais atrações: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes poços de desabamento com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque as suas águas ficam com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol.

Já foram encontradas no parque muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto. 

Além dos passeios tradicionais nas furnas, lagoa dourada e arenitos, o Parque possui outros atrativos especiais como: Trilha da Fortaleza, Caminhada Noturna, Cicloturismo, Balão Estacionário, Arvorismo, Tirolesa. 

Contato:  (42) 3122-4488

Facebook: www.facebook.com/parquevilavelha

Site: www.parquevilavelha.com.br 

Refúgio das Curucacas: Oferece roteiros de trilhas guiadas e autoguiadas, com diferentes extensões e dificuldades. A visitação nas Furnas do Passo do Pupo inicia no receptivo (Refúgio das Curucacas Ecoturismo, no Passo do Pupo), onde fazemos um briefing com as informações preliminares para a visitação, fornecemos o material de interpretação e é preenchido o Termo de Conhecimento de Riscos.

A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora. diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns indivíduos terrestres, como o cachorro-vinagre, gato-do-mato, lebre, veado e até mesmo a suçuarana.

Localização/acesso: O acesso é feito pela PR-513. No sentido Ponta Grossa – Itaiacoca, o Povoado Passo do Pupo fica  aproximadamente 3km depois do acesso do Buraco do Padre.

Horário de funcionamento: Check-in a partir das 14:00h. Check-out até às 13:00h.  

Telefone: (42) 99930-5500

Email: contato@refugiodascurucacas.com.br

Represa de Alagados: Em 1940, com o represamento do Rio Pitangui, teve-se origem um grande lago artificial, popularmente conhecido como Alagados. A represa é responsável pelo abastecimento de água na cidade. Localizado a 20 km do centro da cidade, além de sua importância hídrica para a cidade, este local é uma alternativa de lazer, que oportuniza contato com a natureza, ao ser uma área de preservação ambiental.

No Alagados é possível a prática de atividades como a pescaria, a natação, o remo e o Wind-surf. Encontra-se neste local, o Iate Clube de Ponta Grossa. A estrada de acesso é composta por espaços rurais que possibilitam a contemplação de paisagens belíssimas.

Horário de Visitação: das 8h às 18:30h.

Entrada: Mediante autorização do Iate Clube.

Telefone: (42) 3222.9960 (Iate Clube).

Iate Clube (escritório): Rua XV de Novembro, 512 – CEP: 84.020-010

Conheça esses e outros pontos turísticos da nossa cidade acessando: Secretária de Turismo