A importância dos Advogados 

A advocacia é uma das profissões mais antigas de que temos conhecimento, além de ser também uma das mais polêmicas, já que se baseia na liberdade de expressão e de comportamento.

Diversos estudiosos já se questionaram sobre quem foi o primeiro advogado da história. Nesse sentido, existem alguns relatos que apontam como o primeiro profissional da área Demóstenes em Atenas, na Grécia, no século IV — um homem que se interessava por ler normas e leis e ganhou fama por ser um orador político pioneiro.

Antigamente, não era necessário ter uma qualificação específica para atuar como advogado, bastava ter interesse pela área e estudar as leis. Contudo, o Direito é uma área que evolui em conjunto com a sociedade e, quando novas demandas surgiram, se tornou necessária uma maior qualificação por parte dos profissionais.

Por essa razão, surgiram as graduações, que têm como objetivo ensinar a qualificação técnica que envolve, evidentemente, o conhecimento do Direito aos interessados. Mais uma evolução da carreira é que, atualmente no Brasil, somente o bacharel em Direito que é inscrito nos quadros da OAB pode usar a denominação de advogado e realizar as atividades intrínsecas, como a postulação.

O advogado ainda conta com a função de cooperar e defender a ordem jurídica, sendo uma obrigação intrínseca à profissão a procura por uma sociedade isonômica e justa de modo a proteger e defender a democracia.

Ou seja, a importância do advogado se dá porque ele detém a capacidade de prestar assessoria e consultoria jurídica e, especialmente, de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele, protegendo os cidadãos.

Inclusive, esse profissional pode atuar até mesmo como negociador a fim de resolver conflitos de uma maneira mais ágil e, inclusive, antes mesmo de se formar um litígio, evitando que um problema ainda maior ocorra.

Fonte: wp-ebradi