Como calcular o metro quadrado de um apartamento

A atividade básica é a que estamos apresentando até aqui: medir a largura e o comprimento da área construída para saber o resultado da área útil ou privativa. Então, em um exemplo prático, num apartamento de 8 metros de frente com 9 metros de profundidade, chegamos até a metragem de 72 m² na unidade. Ela se refere apenas à área privativa, ou seja, aos ambientes ocupados pelo proprietário.

Mas apartamentos estão em prédios e condomínios, certo? E eles apresentam áreas comuns, como portaria, hall, jardim, áreas de lazer etc. A quantidade e o tamanho dos espaços comuns dependem do tipo de construção.

Como ambientes de uso disponíveis para todos, as áreas comuns também exercem influência no cálculo do metro quadrado de um apartamento. Não é por acaso que os condôminos precisam pagar uma taxa para a manutenção dos espaços, certo?

A taxa de condomínio é cobrada de acordo com uma divisão proporcional das áreas comuns em relação às áreas privativas. Geralmente, ela está relacionada ao tamanho da propriedade, de modo que a taxa será igual se todos os apartamentos tiverem a mesma metragem.

Para saber a parte que lhe cabe na área comum, é preciso realizar um cálculo simples que considera a metragem total dos espaços externos e o número de propriedades. Basta dividir o m² pelo número de apartamentos.

Facilitando o exemplo, vamos considerar um condomínio com 20 apartamentos iguais e 800 m² de área externa. Então, o resultado da metragem proporcional a cada apartamento seria de 40 m² é o valor que deve ser adicionado ao tamanho do imóvel.

Vale lembrar, ainda, que, no caso de vagas de garagem privativas, você deve realizar as medidas e adicionar o valor à área útil do apartamento. Afinal, a garagem é de uso exclusivo do proprietário. Já se o espaço for rotativo, deve compor a área externa.

Fonte: live.apto.vc