Visitar os municípios da região turística paranaense dos Campos Gerais é se encantar com as maravilhas que a natureza proporciona. Entre áreas verdes de preservação, cânions e cachoeiras, o turista terá muitos momentos de lazer e contemplação junto à família e amigos.
Não se esqueça de conhecer também os templos religiosos e saborear as delícias gastronômicas; assim, você aproveita a região em uma experiência completa.
Turismo Religioso
Para renovar a paz espiritual, é possível encontrar pela região diversos templos cristãos, como as capelas de Guadalupe e Santa Terezinha, em Carambeí, e de Vieiras, em Palmeira. O Morro do Cristo, em Castro; o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul; e o Olho D’Água São João de Maria, em Tibagi, também são locais que merecem visitação.
Outros ambientes propícios para reflexão e renovação da fé são a Catedral de Sant’Ana, a Mesquita Islâmica e o Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa, além do Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria e a Santa do Paredão na Serra Velha, ambos em Jaguariaíva.
Independente da religião, visitá-los é sentir as energias se renovarem por meio da espiritualidade.
Turismo de aventura
O turista que respira adrenalina irá apreciar os passeios pelos Canyons do Rio Jaguariaíva; cachoeira Arco Íris, em São João do Triunfo; Cachoeira do Rio São Jorge, em Ponta Grossa; e na Cachoeira da Fenda, em Castro, cidade onde vale a pena visitar também a Caverna Olhos D’água. Além do Canyon, em Jaguariaíva é possível se aventurar no aquatrekking pela Trilha do Lago Azul.
Em Tibagi, os Morros do Jacaré e da Comuna são bastante procurados pelos esportistas do voo livre. Já o rio que corta a cidade e leva o mesmo nome atrai turistas de diversas partes do país e do mundo para a prática do rafting.
A montanha da Pedra Branca, em Ortigueira, é ponto de encontro para quem aprecia uma bela paisagem e quer se aventurar no parapente.
Não importa se você prefere as atividades radicais ou apenas apreciar a vista, muitas emoções o aguardam nesses cenários magníficos.
Turismo Cultural e Rural
Na região, o turista pode encontrar diversos locais que relembram o período de colonização, como o Moinho Holandês e o Museu da Colonização Holandesa, em Arapoti; a Colônia Castrolanda, em Castro; a Colônia Witmarsun, em Palmeira, além de vários museus e Casas de Memória.
As fazendas históricas remetem também ao período do tropeirismo, tanto pela culinária quanto pelo artesanato em palha de milho e lã de carneiro. Certamente visitar esses locais rende boas imagens e momentos de descontração para toda família.
Fonte: viajeparana.com