Ponta Grossa é uma das melhores cidades para se investir, e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) não mede esforços para tornar a cidade mais competitiva e atraente para os empreendedores.
Um estudo desenvolvido pela Urban System aponta que entre seis segmentos econômicos avaliados, Ponta Grossa apareceu em quatro entre as 100 melhores do país, sendo destaque na área de indústria, aparecendo entre as 50 primeiras do ranking.
A Urban System é a mesma empresa contratada para a elaboração do Masterplan de Ponta Grossa, uma iniciativa em conjunto da ACIPG e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), um projeto em três etapas que vai planejar o futuro do município para as próximas décadas.
O Masterplan de Ponta Grossa é dividido em três etapas: diagnóstico, onde se faz um levantamento da cidade em todos os eixos que são considerados os indicadores de desempenho, que indicam onde é a melhor para se investir, viver e como se constrói o IDH, com análise estatística comparativa, indicadores de cidades inteligentes, cidades para negócios, para desenvolvimento econômico e social; plano estratégico, .em que se vai fazer a análise qualitativa e quantitativa de vetores de desenvolvimento, cadeia produtiva e potenciais sistêmicos, dinâmicas de planejamento urbano, projeções de crescimento, capacidade urbana de estabelecer metas de crescimento e desenvolvimento; e por fim o plano de ação, onde é feito uma hierarquização de metas, e definição de quais são as ações estratégicas que serão abordadas.
A conclusão do Masterplan de Ponta Grossa está prevista para este ano, e a ACIPG pretende entregar o estudo completo para a Prefeitura de Ponta Grossa, como um presente e homenagem pelos 200 anos da cidade.
Potência na indústria
O estudo Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, da Urban System, aponta que Ponta Grossa se destaca por ter o maior parque industrial do interior do Estado do Paraná, com um PIB do setor elencado entre os 50 maiores do Brasil, apareceu como a 45ª melhor cidade do país para fazer negócios na indústria. A cidade atingiu um índice de 3,047 (IQM) no estudo, sendo a quarta cidade mais bem colocada do Estado do Paraná e uma das 10 melhores do Sul do país.
Entre as outras áreas de destaque no ranking, Ponta Grossa se destacou na 69ª colocação nacional no mercado imobiliário, sendo a quarta no Paraná; na 73ª posição como a melhor cidade para fazer negócios na agropecuária, sendo a sexta colocada em âmbito estadual; e 99ª melhor cidade para se investir no ramo da educação, sendo a quarta melhor do Brasil. A cidade não apareceu, neste ano, no ranking do top 100 nos setores de comércio e de serviços.
Fonte: acipg.org.br