Em um futuro próximo pós pandemia, vemos um sinal de esperança e também queremos manter nossas casas com nossa cara, seja no home office ou para relaxar. Por isso hoje nós trazemos a vocês, as cores que serão tendência para esse ano, quem sabe você pode se inspirar para um projeto novo, ou que sabe reformar aquele cômodo sem graça, conheças as cores pelo olhar de quem conhece, os fabricantes de tintas:
Suvinil: “Se perguntasse para qualquer pessoa qual o sentimento mais forte ela está passando agora, talvez a resposta fosse difícil. Porque neste momento a gente está sendo atravessado por tantas emoções que às vezes a sensação final é que a gente está no vazio, sem sentir nada. E é nesse momento que lembramos o tanto que é importante sentir as coisas. Queremos sentir nossos amigos, as pessoas que amamos, o pelo do nosso cachorro, sentir nostalgia, felicidade, euforia, a gente quer sentir tudo, até tristeza e revolta.”
Essa foi a chamada de Michell Lott, consultor de cores da Suvinil, ao revelar a nova cor do ano da marca, Eclipse, e sua paleta com 45 tonalidades que formam a paleta de cores do estudo batizado de Sensações Cromáticas. Todas estão presentes nos três grandes temas levantados pela pesquisa: ‘Mundo Ideal’, ‘Mundo Surreal’ e ‘Mundo Digital’. Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova. Na astrologia, significa recomeço. Ao mesmo tempo que é natural, é digital também, pois representa a cor das algas, do lodo e das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser. Ao mesmo tempo que significa um convite para o novo, foi apresentado para o mundo em uma sala de jantar, ambiente que nos juntou durante os dias isolados.
Sherwin-Williams: A coleção MODO apresenta 40 tons divididos em quatro paletas: Maneira, Original, Dreamland e Ocasional. Dentre as tonalidades está ‘Neblina Perene’, um verde-acinzentado, eleito a cor do ano de 2022 pela marca. “Nós contamos uma história de equilíbrio e ritmo por meio da cor no ano passado, quando fizemos a transição para um tempo de quietude. Estamos segurando esse equilíbrio em uma mão e abraçando o crescimento e adaptabilidade na outra, conforme avançamos em direção a uma nova visão e descoberta de nosso mundo”, explica Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-William. “Abraçar a ideia de MODO no design inspira uma nova maneira de ser à medida que exploramos além do que era familiar.”
Tintas Renner e PPG: Ainda nos tons verdes, temos a cor do ano da Tintas Renner. Em parceria com a PPG, a Olive Spring, um verde bem clarinho, ou como eles chamam “um verde relaxado”, que exala a sensação calmante de aloe vera ou uma planta perfumada. Pensada para ambientes internos e externos, a cor representa cura, regeneração e resiliência. De acordo com os criadores, é apropriada para ser combinada com materiais naturais e fica linda com elementos arquitetônicos exclusivos e móveis com formas arredondadas.
Coral: O Colour Futures – estudo de cores e tendências de comportamento da AkzoNobel, escolheu o tema “Novos Ares e Redescobertas” como o conceito que transmite o desejo universal de reinvenção e revitalização de todos os aspectos da vida a partir do ano que vem. A partir disso, surgiu Melodia Suave, a cor do ano da Coral traduzida por um azul claro arejado.
“Os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver”, conta Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel.
Eucatex A cor escolhida pela marca, Creme de Papaia, um laranja claro, é inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando o espetáculo de luzes e suas nuances coloridas. Para chegar a esse resultado, o estudo conduzido por Patrícia Sant’Anna, fundadora da consultoria de tendências Tendere, dividiu brasileiros em quatro grupos de gosto, criando paletas específicas para cada um e analisando as mensagens que convergem com as necessidades da sociedade para o futuro. Uma das características mais marcantes para 2022 é a incorporação massiva da Geração Z ao mercado consumidor brasileiro. Entre suas principais características, essa geração traz como valores o apreço genuíno pela diversidade, inclusão e sustentabilidade, além de conciliar o gosto pela tecnologia, com as conexões humanas e a natureza. Inspirada nessa geração, uma nova forma de enxergar as tonalidades ganha mais espaço, as chamadas cor-luz ou cor-bright, que propõem uma nova forma de interagir com os pigmentos, indo além das cores opacas que predominaram nas últimas cores do ano. É justamente a inspiração para o Creme de Papaia, que traz uma proposta de energia e vigor.
Fonte: Estadão