Impermeabilização em edifícios


A impermeabilização de edificações é composta por um conjunto de camadas, cada qual com funções específicas e que devem ser adequadamente dimensionadas e planejadas. A realização de um projeto de impermeabilização, nos moldes do exigido pela ABNT NBR 9575: Elaboração de Projetos de Impermeabilização, é determinante para garantir a eficiência desejada com a melhor relação custo-benefício.
“Negligenciar o projeto é um dos erros mais graves. Afinal, tudo deve começar por esse estudo, que tem por objetivo detalhar os produtos a serem utilizados, indicar as áreas que precisam de tratamento, bem como as demais especificações e detalhes construtivos”, diz José Miguel Morgado, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Segundo Morgado, um bom projeto de impermeabilização é importante, também, para evitar problemas de compatibilidade com outros tipos de instalações (elétrica, hidráulica, dados etc.) e que são causas frequentes de infiltrações e vazamentos.
A indústria química voltada à construção civil é uma das que mais desenvolve novos produtos. Hoje há diferentes tecnologias capazes de formar uma barreira física para conter a propagação da umidade e evitar infiltrações. A definição da solução mais adequada depende de uma série de fatores, como movimentação estrutural, exposição aos fenômenos climáticos, tráfego de veículos e pessoas e exposição a agentes químicos. “Não há um produto melhor do que outro. O que existem são produtos mais adequados para certos tipos e condições às quais as estruturas são submetidas”, resume Morgado.
Para garantir ambientes com mais qualidade e saúde, nossa equipe trabalhou em um projeto de impermeabilização de qualidade, evitando mais tarde que os moradores sofram com problemas relacionados em seus apartamentos e nos demais ambientes que compõem o Up Residence, garanta sua unidade com nosso time comercial.
fonte: aecweb