A taxa Selic nada mais é do que a taxa básica de juros da economia. Ela influencia as taxas de juros de todo o país e é utilizada pelo Branco Central (BC) para controlar a inflação. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.
Algo importante que vale dizer é que o Comitê de Política Monetária (Copom) define a meta da taxa Selic para assegurar a estabilidade dos preços no país – ou seja, para controlar a inflação.
A cada 45 dias, o órgão se reúne para definir se a Selic se mantém, aumenta ou diminui.
Em 2021, o período fechou com um aumento da Selic de 7,75% para 9,25% ao ano. Em sua mais recente reunião, realizada no mês de setembro de 2022, o Copom a manteve em 13,75% ao ano.
O aumento da Selic influencia na hora de comprar um imóvel, pois ainda que exista redução dos preços no mercado imobiliário, há também um reajuste no valor do financiamento imobiliário.
Por exemplo, em um contrato indexado à Selic, se a taxa subir de 10% para 12%, a taxa de financiamento acompanhará esse movimento, aumentando o custo das prestações do imóvel.
Do contrário, se a taxa cai de 10% para 8%, por exemplo, ocorre consequentemente uma queda nos demais encargos de financiamento imobiliário, o que aumenta as chances para a compra de um imóvel.
Além disso, se a oferta não acompanhar o mesmo movimento pode haver uma valorização dos bens.
Nós do UP RESIDENCE, garantimos o melhor pra você seja para morar ou investir, aqui você encontra a melhor opção em empreendimentos, além de uma localização privilegiada, more perto de tudo, NOSSAS OBRAS ESTÃO ADIANTADAS EM 10%, considerando o cronograma de trabalho previstos para o período. Além das taxas mais atrativas do mercado, taxas com juros efetivos de 8,99% ao ano e financiamento em 420 meses, com financiamento pela CAIXA e a opção de utilizar seu FGTS.