Entenda a taxa SAC no mercado imobiliário

A Tabela SAC, por sua vez, também chamada de Sistema de Amortização Constante, consiste em um modelo em que o pagamento do valor financiado ocorre de forma constante, mas as parcelas serão compostas pelos juros que foram acordados durante a concessão do financiamento imobiliário.

Nesse sentido, se por um lado a tabela Price prioriza o pagamento dos juros para depois puxar a amortização das prestações , a Tabela SAC irá caminhar de forma diferente: cada parcela possui uma tarifa de juros, sempre calculada em cima do valor que está pendente.

Sendo assim, após o pagamento de uma parcela, o montante está menor do que no mês anterior, e por isso os juros serão calculados em cima desse novo valor – e esse modelo se segue até o fim do financiamento imobiliário.

Por um lado, esse modelo pode ser interessante, porque significa que a tendência é a de que as parcelas diminuam com o passar do tempo, já que os juros são calculados em cima do valor a pagar.

No entanto, a falta de previsibilidade – e a possível mudança das taxas de juros – pode atrapalhar a previsibilidade e o planejamento do cidadão que optou por seguir esse sistema de amortização.

Por outro lado, temos a Tabela SAC , com algumas particularidades que também precisam ser conhecidas para identificação das melhores alternativas para o seu financiamento imobiliário.

Confira algumas características da Tabela SAC:

  • As parcelas tendem a ser decrescentes. Nesse sentido, a primeira é maior e o valor é reduzido mês a mês;
  • A amortização do saldo devedor é constante, com um valor fixo todos os meses durante o financiamento imobiliário;
  • A primeira prestação do financiamento imobiliário é mais cara;
  • A última prestação é mais barata que a primeira parcela do financiamento imobiliário;
  • O saldo devedor tende a ser reduzido de forma mais rápida do que em outro sistema, como a Tabela Price;
  • O montante de juros é menor ao fim do financiamento imobiliário.

É preciso identificar qual modelo faz mais sentido considerando o seu perfil de consumidor: quem não possui a possibilidade de dispor de valores mensais mais elevados, a tabela Price pode ser a melhor alternativa, uma vez que através do sistema SAC, as primeiras parcelas tendem a ser maiores.

No entanto, se você dispõe de um bom montante para arcar com prestações maiores no início do financiamento imobiliário, e seu foco é pagar menos juros, o sistema SAC pode ser o mais interessante, uma vez que os juros são calculados mês a mês, de acordo com o saldo devedor.

A melhor forma de encontrar o sistema de amortização mais adequado para você e para as suas necessidades é realizando uma simulação de financiamento imobiliário.

Fonte: blog/bancointer.com.br

O ALTO PADRÃO QUE CABE NO SEU BOLSO

Comece a pagar em 2025