FGTS Para Pagamento de Financiamento Imobiliário

Nos últimos anos tem sido mais fácil usar o dinheiro do fundo, com a possibilidade de saques emergenciais e anuais. Em termos de compra de imóveis, além de poder usar o dinheiro para pagar integralmente ou iniciar o financiamento, o cotista do FGTS também tinha o direito de amortizar (pagar o restante da dívida em dois anos), com tudo reunido em um fundo , a fim de concluir o processo de pagamento mais rapidamente. Foi permitido usar dinheiro para fazer pagamentos até três.
O número de espetáculos aguardados que podem ser cancelados via FGTS passou de três para doze a partir de maio deste ano. Na realidade, é permitido pagar até 80% do valor desses serviços abertos. A nova medida vale até dezembro deste ano.
A falta de pagamento do quarto faz com que a dívida cresça ainda mais com juros e multas e, em muitos casos, também resulta na perda do ágio.
O imóvel é uma garantia que organizações como bancos utilizam ao realizar um contrato de financiamento imobiliário. Essa é uma das razões pelas quais as taxas são as mais baixas do mercado: o potencial de alienação e retomada do imóvel. Quem não paga pode ficar sem teto. Assim, ocorrem os chamados distratos, que é a rescisão desses contratos.
Vale lembrar que há regras para usar este recurso. Ele só está disponível para imóveis de até R$ 1,5 milhão. Para ter direito a esta negociação, o trabalhador:
Precisa ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não. A Caixa lembra que não é necessário estar com contrato de trabalho ativo;
Não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência;
Não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).