Vale a pena comprar para alugar?

Diferente dos investimentos na bolsa de valores, ao investir em imóveis nós temos a garantia de que nosso dinheiro pertence àquela casa, sem grandes chances de que, da noite para o dia, ela perca todo seu valor. Chamamos isso de lastro imobiliário.

Quando investimos na bolsa de valores, pensamos em retornos futuros, na construção de riquezas para a prosperidade. Contudo, não temos tanto controle sobre quanto ou quando teremos valorização. Em outras palavras, não temos um lastro.

Um bom exemplo que mostra a falta de lastro (ou garantias) são as diversas variações que os preços das ações sofrem ao longo de um único dia. É comum que uma ação perca ou ganhe 10% de valor em um período de 24 horas, por exemplo.

Por esse motivo, devido ao lastro imobiliário, podemos dizer que a compra de imóveis para alugar traz uma maior segurança de investimento.

Por sua vez, esta maior segurança de investimento nos traz duas formas possíveis de ter bons retornos: a valorização do imóvel e o rendimento sobre o aluguel. Você vai entender melhor sobre elas a seguir.

A valorização ocorre quando compramos imóveis para alugar ou morar durante períodos de recessão econômica, ou seja, quando são adquiridos por um preço abaixo da média de uma região. Mas, com o tempo, ele volta para o seu valor real. 

Isso ocorre porque, em períodos de recessão, temos uma menor procura por imóveis, e por isso, os preços caem. Já quando estamos em períodos de recuperação econômica, a procura por imóveis aumenta, logo, os preços acompanham a tendência.

Uma forma possível de você identificar se o imóvel tem potencial de valorização é utilizando o avaliador de imóveis. Com nossa ferramenta, é possível conhecer o valor real de um imóvel a partir de algumas informações que vão para o nosso banco de dados. 

A partir dela você consegue ver se o valor pedido pela pessoa proprietária está abaixo ou acima do valor real. Caso esteja abaixo, pode ser uma boa oportunidade de compra.

Já o rendimento sobre o aluguel acontece quando um aluguel é cobrado mensalmente pelo imóvel, e seu benefício se encontra por poder proporcionar uma renda recorrente à pessoa compradora.

Uma boa forma de saber quanto cobrar é considerar o valor final do imóvel para calcular sua rentabilidade.

Fonte: emcasa.com

O ALTO PADRÃO QUE CABE NO SEU BOLSO

Comece a pagar em 2025